Blog destinado ao estudo sobre a pratica religiosa dos congos ...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Nganga


Nganga significa Espírito, e, também O Receptáculo, ou ainda o Assentamento, aonde, dentro da Kimbanda nós cultivamos os nossos Mavambos.
Podemos concluir que a Nganga é o Coração e a vida de todo Kimbandeiro, aonde se fixa a Energia de Sua Divindade Protetora, que, através de Rituais iniciáticos, e pactuações deitas no decorrer dos anos. Uma Nganga é composta por muitas coisas, podendo conter desde pedras preciosas até seu principal Elemento, que chama-se Matari ou Ocultá (Representação de Cadáver na Pedra), ou seja, é nesta Pedra que será despertada a Energia do Ancestral, que passará a ser cultuado de forma correta.
Esta Pedra tem as suas preparações ritualísticas, ficando alguns dias antes ficando alguns dias antes do Ritual de Iniciação para receber todos os Fundamentos do Culto, recebendo assim a Força, a Energia, o Poder do Mavambo a ser Assentado.
Após feitos estes procedimentos, a Nganga estará pronta para ser "alimentada" com às oferendas para o Mavambo e com os Animais que são imolados, que são: um bode e três galos, se for um Mavambo Masculino ou uma cabra e três galinhas, se for Mavambo Feminino
Após sete dias do primeiro Ritual, é feita a Pactuação do Iniciado com o Seu Mavambo, pois na Kimbanda o Ancestral firma uma Aliança com o ser humano neste ato, e, assim, atendendo-lhe em todos os seus Desejos! 
As oferendas que foram feitas no Rito de Iniciação, assim como as partes dos animais utilizados no mesmo, são então enterradas para que se devolva à terra o que dela veio, e assim, retribuindo em grande respeito e progresso.
É desta maneira que se dá a Iniciação de uma Nganga dentro dos parâmetros da Kimbanda Malei.
Forte Abraço, Força e Progresso!!!

2 comentários: