Blog destinado ao estudo sobre a pratica religiosa dos congos ...

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bruxo Diego do 7

Diego de Bará Lôde é Tata Nnganga (Sacerdote de Kimbanda ) 
aonde trabalha com o Grande Exu Rei das Sete Encruzilhadas:
Trabalhamos em nossa Casa com as Forças da Natureza e de nossos Ancestrais , para equilibrar a vida em nosso cotidiano .
Através dos Ancestrais, trabalhamos para a evolução de nosso ser em sua plenitude para que tenhamos equilíbrio e sempre boa sorte em nossos caminhos .
TRABALHOS DE UNIÃO AMOROSA, PACTOS PARA PROSPERIDADE E VINGANÇA CONTRA INIMIGOS.
E-mail:: draconis_75@hotmail.com
Iniciações em Palo Mayombe, Kimbanda Malei e Bruxaria Medieval

A Possessão Espiritual na Visão Congo Bantu

Para que seja possível a possessão é preciso que a matéria, isto é, o corpo receba a Kutena (axé cósmico) da divindade. Mas os Diala, ainda imperfeitos e ligados a matéria, não poderiam absorver diretamente o Ngunzo (força) e o Divunzo (movimento) do Nkisi.
A matéria (energia de polo positivo) seria completamente aniquilada pelo contato direto com a energia de polo negativo do Nkisi. Esse contato só é possível através da mediação do Kiangana Kilengi, o Aluvaiá guardião do Nkisi, já que, apesar Dele não esta ligado a matéria (ele também, é o Nkisi de uma certa forma), participa da mesma essência de todos os outros Aluvaiás, e, portanto do Aluvaiá-existência do inciado.

É então necessário o acoplamento entre o Kiangana Kilengi e o Kiangana Kilungi - entre o Aluvaiá ligado à espiritualidade e o Aluvaiá ligado a matéria para que a divindade possa se manifestar.
É o Aluvaiá do Nkisi que carrega, por assim dizer, a sua energia e que determina a possessão. Por isso é possível a possessão de inúmeras pessoas ao mesmo tempo e por divindades da mesma energia. O Aluvaiá é o único que possui a prerrogativa da multiplicidade.
Para que o acoplamento da divindade seja possível, é também preciso que o Kiangana Kilungi se afaste da esfera da consciência. Ele desloca se para o sono.

Dizem os congos que esse corpo afasta-se dos outros na hora da possessão já que chegou a hora de residir com os Baculu (Ancestrais). 
Essa primeira fase da possessão é caracterizada por mal estar, tonteiras, enjoos, e até a perda temporária da visão. A noção de centro de gravidade é alterada pela interferência no normal equilíbrio energético do Kumbo (eixo da coluna vertebral).
Essa primeira etapa do transe é chamada de Kombolongolo.

Abraços do Tata Diego do 7.

domingo, 19 de maio de 2013

Palo de Egun - Origem do Culto Ancestral:

Em tempos passados os anciões eram enterrados em cemitérios particulares aonde os familiares prestavam homenagem aos seus antepassados. Aos membros da família serviam oferendas, a comida predileta do morto e a bebida, assim como frutas e coisas do gosto do ante passado morto, e, com uma vara com tiras de pano da roupa que pertencia ao ente-querido com a qual golpeavam o chão saudando o antepassado com rezas e pedindo suas bençãos. Esta tradição sobreviveu ao passar do tempo, e, se manifesta em muitas crenças e religiões ainda nos dias de hoje.
O nome congoles deste palo é Ariku Bambaia ou Palo de Egun. O Palo de Egun se coloca junto do altar adornado à moda antiga, se não conseguir colocar a roupa do Egun para fazer os adornos do Palo de Egun, então pode-se usar tiras de pano colorido de varias formas para adornar o Palo.
O que importa é o simbolismo! Pode-se fazer um altar de antepassado também numa mesa com um pano branco, em cima um vaso com água, um crucifixo, um santo da devoção e fotos dos antepassados de sua linhagem, aonde se fazem rezas e se dirigem ao(s) morto(os) em questão
Também pode se servir comida e bebida além de outras coisas do gosto do antepassado .
Todos os altares deveriam ter pelo menos a representação dos quatro elementos: terra, fogo, água e ar.
A terra está simbolizada pelas flores que nascem dela, representando a beleza da terra e das coisas que vem dela.
As velas representam o ar e o fogo pois sem ar (oxigênio) não há fogo.
O fogo simboliza a vivida energia espiritual, uma entidade viva que respira com propriedades destrutivas e construtivas. Como energia positiva simboliza a luz daqueles que buscam a verdade.
A água exemplifica a limpeza, a claridade e o pensamento puro.
O elemento que promove a vida é a essência primordial da terra.
Tudo que vive ou respira depende da água que cai dos céus.
O incenso alem de ser um meio relaxante, também acalma e tranquiliza o ambiente e a atmosfera ritual.
Os altares dos antepassados são fáceis de construir, complicado é o seu significado e sua profundidade.
Qualquer um pode montar seu próprio altar cultuando ali seus ancestrais, pois para cada a pessoa o seu altar é único.
Seguindo sua inspiração e intuição na montagem do seu altar, seja criativo porém extremamente sincero!
O altar é uma porta ou portal por onde alcançamos o contato com os nossos ancestrais!

Oração à Lúcifer

Em nome de Lúcifer, para mim que creio, infinitamente, em Seu poder, na força do Teu Nome pelos meus erros de ontem, hoje e amanhã,  imploro o teu perdão. 
A benção de estar sujeito somente a Ti, a Teu poder, a Tua vontade, a Tua justiça, por hoje e sempre. Que seja feita a Tua vontade.
E que sobre todas as coisas, que cruzarem meus caminhos, naturais ou não, materiais, espirituais, ou até mesmo astrais, ricos ou pobres, poderosos ou não, que se curvem todos a minha vontade.
Em nome de Lúcifer, que se calem as bocas que falam contra mim, que desapareçam as resistências às minhas vontades, aos meus desejos, até mesmo aos meus caprichos.
Que sejam retirados os obstáculos, materiais ou não, para minha fortuna.
Em nome de Lúcifer, que eu possa ter a cura das minhas doenças, físicas, materiais, até mesmo espirituais.
Em nome de Lúcifer, Malditos sejam todos aqueles e aquelas, que vivos ou mortos, deste ou de outros mundos, tenham o menor pensamento contra mim ou contra meus objetivos, que sejam vítimas dos seus próprios planos.
Em nome de Lúcifer, que eu possa ter sucesso em meus caminhos, a satisfação sempre das minhas vontades, êxitos nos meus trabalhos de ontem, hoje e amanhã, êxito nos meus negócios,
a vitória sobre todos meus inimigos vivos ou mortos, conhecidos ou não.
Em nome de Lúcifer, que eu possa servi-te com Verdade, Lealdade, Vontade, Confiança e uma Fé inabalável nos Teus poderes, nos poderes das Tuas hierarquias de anjos rebeldes.
Que eu possa estar sempre envolto e protegido pela Tua luz, luz astral.
Essa mesma luz que me fará evidente quando for propício e invisível quando necessário.
Em nome de Lúcifer, tudo é possível!
Em nome de Lúcifer, tudo é possível!
Em nome de Lúcifer, tudo é possível!
Em nome de Lúcifer, tudo é possível!
Em nome de lúcifer jamais cairei!

Nkitas - As Forças da Natureza

Diz-se que a Magia foi a primeira "religião" a trabalhar com as forças da natureza e se unir a ela , para provocar mudanças, são estes poderes que chamamos de nkitas . Sintonizar-se com estes poderes é uma experiencia espiritual que constitui a base de toda verdadeira religião que trabalha com Magia como nós da Kimbanda Malei , na natureza, na terra e no universo estão os poderosos nkitas que buscamos para que nos ajudem e nos protejam. 
Os 4 elementos são: terra, ar, água e fogo e são os componentes básicos de tudo o que existe, todas as coisas são formadas a partir destes elementos, e, estes são os grandes e poderosos nkitas, portanto é importante compreender.
Uma das formas para esta compreensão é o estudo dos elementos, e, este sistema de energia pode ser evocado para ajudar em rituais e trabalhos diversos, ai vai da conhecimento de cada feiticeiro de se aprimorar e entrar em conexão com os grandes nkitas, sendo que o estudo destas forças leva praticamente toda uma vida.
Os 4 nkitas são:

Nkita Kuna Kinseke: Terra

Nkita Kuna Masa: Ar

Nkita Kuna Mukiamauilo: Fogo

Nkita Kuna Kiamasa: Água