Blog destinado ao estudo sobre a pratica religiosa dos congos ...

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Kiumbas



Na Kimbanda existe uma classe de entidades de menor escalão que são denominadas Kiumbas, ou seja, espíritos revoltos ou qliphots, como se fala na Magia Medieval, estes espíritos podem ser usados em trabalhos de Magia tanto para defesa quanto para o ataque contra inimigos, é de praxe que todo feiticeiro deva dominar o trabalho com os Kiumbas, para ter uma eficacia maior em seus rituais pois o Kiumba é um espírito de classe menor do que o Mavambo, este é a Entidade Pai na vida de todo real Kimbandeiro.

Eleda Xududu Naie: - Sua oferenda é: tudo que arde: pimenta, cebola, alho, nabo, rabanete, couve, rabada com quiabo e cerveja preta.
- Seu fetiche é: uma estrela de 6 pontas que, feita de aço ou ferro, tem o poder de reconciliação com a família ou parentes. A estrela de 6 pontas, feita de cobre, tem o poder de reconciliar-se com a pessoa do sexo oposto (amor). A estrela de seis pontas, feita de prata, tem o poder de fazer reconciliação de quem se foi ou está longe. A estrela de seis pontas feita de ouro, tem o poder de reconquistar o dinheiro perdido. A estrela de seis pontas feitas de chumbo tem o poder de reconquistar a saúde e força.
- Seu dia é: quarta-feira.
- Sua cor é: amarela (vela, fita, flor, etc).
- No ponto riscado, diz-se que o espírito ou mensageiro é equilibrado, justo de lei e tem poderes de atração e repulsão.
- Seu perfume é: acarajé de camarão queimado na brasa, em cheiro suave a eles.

Eleda Ni Baza:
- Sua oferenda é: pipoca (deve ser estourada na areia quente) sem sal.
- Seu fetiche é: o quadrado, que quando feito de aço ou ferro rompe demanda.
O quadrado feito de cobre rompe laços mágicos, que impedem o casamento.
O quadrado de prata liberta os presos; o quadrado de ouro liberta. O comércio ou o dinheiro encalhado ou encrenca por falta de pagamento. O quadrado de chumbo liberta da morte por malefícios.
- Poder mágico: pegue um saquinho de papel, de 1 ou 2 quilos, vazio, e encha-o de ar, soprando; depois bata com as mãos, fazendo estourar; o estouro desmagnetiza uma área de 7 metros de raio, limpando os presentes; mas terá que estabelecer outra corrente em seguida, o cheiro agradável (perfume) é o cheiro de defumador.
- Seu dia é: a quarta-feira.
- Sua cor é: o amarelo ou marrom.
- No ponto riscado diz-se´que a entidade rompe (mato, dia, ferro, etc... .E que tem poderes para abrir os caminhos etc.).
- Seu perfume é: cheiro de creolina, (lave a casa com creolina ou borrife ou ainda coloque creolina em vasilhas para exalar o cheiro). Usa-se também o cheiro de carnes diversas queimadas.
- Sua oferenda é: pequenos animais e pássaros sacrificados e especiarias de perfumista; benjoim, cânfora, etc... .

Eleda Edan Nijo
- Seu fetiche é: uma cobra que, sendo de aço, tem poder de curar a obsessão, de cobre para curar os males do coração, de ódio, amor, paixão, uma cobra de prata traz boa saúde. Poder mágico: a gordura de cascavel friccionada cura o reumatismo cítrico, a gordura da sucuri friccionada cura os males da coluna.
- Outro poder mágico é a cabeça da cobra dissecada, que cura ou alivia o acesso de ataques de gota coral (epilepsia). Nas bíblia lê-se em Números, cap. 21 v. 6 a 9:
"Então o senhor espalhou entre o povo serpentes ardentes, que morderam o povo e morreu muito do povo de Israel. Pelo que o povo veio a Moisés e disse: - havemos pecado, por quanto temos falado contra o senhor e contra ti, ora ao senhor para que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo".
Nota: atentar aqui que dizer dar oferendas à serpente de metal pela mão dos levitas (sacerdotes).
- Sua cor é: verde, (fita, vela, etc)...
- Seu dia é: terça-feira.
- No ponto riscado diz-se que a entidade é médica, farmacêutica, curadora, alquimista e também dona das falanges de cobra (cobra coral, cobra verde, jararaca e outras).
- Seu perfume é: álcool canforado e borrifado (cuidado com vela acesa ou fogo).
- Sua oferenda é: tudo que se come (mas, assado) e regado com mel ou vinho de frutas.
- Seu fetiche é: uma espiral com o sol ao centro que, sendo de ferro ou aço, tem o poder de nos trazer informações do "espaço" espiritual dos guias, mentores e anjo da guarda. As espirais de cobre como o sol no centro, trazem notícias e informações mediúnicas e sacramentos a realizar. As espirais de prata nos dão a trajetória dos espíritos. Seu poder mágico é igual ao gênio gira mundo. Escreva o nome e o número de vezes.

Eleda Orun Tiré
- Sua cor é: dourada.
- Seu dia é: na terça-feira e no domingo.
- No ponto riscado diz que a entidade é gira-sol e traz notícias espirituais. Seu perfume é: de ervas aromáticas queimadas, como guiné, arruda, alecrim, alfavaca e outras cheirosas que dão odor suave a Ele.

Eleda Telé Odundua
- Seu fetiche é: uma espiral que, sendo de ferro ou aço imantado, traz notícias e informações sobre a segurança da casa ou terreiro (sobre o trabalho feito); o espiral sendo de cobre traz notícias e informações sobre o amor (recebe declaração); uma espiral de prata lhe trará notícias de quem está longe ou viajando (carta, etc.); uma espiral de ouro traz notícias financeiras e informações sobre lucro ganho; uma espiral de chumbo lhe trará notícias sobre a saúde de alguém. Poder mágicos: colocando-se uma das espirais em cima da fotografia ou nome da pessoa de que se deseja saber algo, se obterá a informação almejada, (se não tiver dendê sete dias, defume a espiral com palha de alho ou alho africano e terá a notícia. Note-se, caso não tiver notícia troque de espiral (ouro, prata, chumbo, etc.) e se não tiver notícia ainda, é sinal que a dita pessoa é falecida ou está sem condições de lhe dar a informação (na miséria, presa, etc.).
Outro poder mágico: escreva o nome da pessoa em baixo do outro, em ordem; depois escreva o seu ou de quem quer a notícia; depois enrole-o em uma vela comum a começar pelo primeiro nome de modo a ficar o primeiro nome escrito do lado que se acenderá a vela e não demorará a notícia (só ficará dependendo da distância ou condições) da pessoa de quem está sendo solicitada a notícia. Observação: o mesmo método poderá servir para se saber outras coisas, por exemplo: escrevendo-se o nome (1) uma vez, terá notícia de inteligência, estudo e idéias da pessoa, (2) duas vezes, terá notícias sobre o amor, amizade, família, filhos e parentes da pessoa; (3) três vezes, terá notícias sobre o trabalho, comércio, afazeres, proteção ou desventura da pessoa; (4) quatro vezes, terá notícia sobre papéis, cartório, documentos escritos, lei, justiça, fórum, causas em questão (5) cinco vezes, terá notícias sobre a saúde; êxito ou fracasso (fartura ou miséria) da pessoa; 6 (seis) vezes terá notícias de viagens, mudanças, trocas, desquite, separação, abandono, ruptura de amigos e sócios; 7 (sete) vezes, terá notícias de morte, doença, feitiço e bruxaria de que a pessoa é vítima.

Eleda Moxitu Anibam
- Sua cor é: verde (fita, vela, toalha, etc.) Seu dia é: na terça-feira.
- No ponto riscado diz que é gira-mundo, o mensageiro que riscar ou o informante.
- Seu perfume é: ervas aromáticas queimadas (alecrim, guiné, arruda, eucalipto, cipreste, alfavaca, mangerona, etc... . ) Que é seu cheiro suave e lhes agrada.
- Sua oferenda é: todo tipo de frutas que dão no alto (em cima).
- Nota: as que dão no chão não servem, exemplo: morango, melancia, etc. E dão resultado contrário do que se pede e são entregues na mata.
- Seu fetiche são: folhas, galhos, forquilhas.
- Observação: fazendo-se uma forquilha de arruda e colocada no caminho das formigas, elas trocam de caminho e se você colocar uma benzida com o nome de uma pessoa no caminho (rua de sua casa), esta pessoa mudará de caminho; serve também para fechar os caminhos de quem nós não queremos que venha mais em nossa casa; bastará colocar na porteira, portão ou porta de entrada. Poderes mágicos: batendo-se com um galho de folhas de “peregum” afasta os sofredores, zombeteiros, tanto na casa como no comércio, ou na pessoa mal influenciada (bater quer dizer espanar). Quanto à revitalização mágica, as folhas de Iemanjá vitalizam o amor; as folhas de Xangô vitalizam a responsabilidade (faz a pessoa tomar responsabilidade); as folhas de Oxalá fazem paz; as folhas de Ogum dão proteção; as folhas de Iansã dão vitalidade sexual: as folhas de Omulú vitalizam o corpo.

Eleda Alefé
- Sua oferenda é: acarajé de camarão, licores, vinho e cosméticos, perfumes e flores. A entrega deve ser feita aonde venta ou quando está ventando (no cume do morro, na beira do mar, etc...).
- Seu fetiche é: o "leque" (o que faz vento) e o sopro.
- Poder mágico: soprando-se com o pensamento "firme" emiti-se o que o pensamento expressa. Exemplo: soprando em uma ferida "imaginando" que a pele está sã, emite-se a restauração das células da pele e fica restando "imaginar" que os micróbios morrem; sopre e emitirás o veneno que os mata - isto chama-se insuflação, (perto e quente, longe e fria). A quente estimula dor de dente, ouvido, cãibra, reumatismo e dores musculares e a fria excita o amor (sexo) etc.
- Outro poder mágico é o leque que tem o poder de irradiar, emitir. Faz -se um leque de cobre e emitirás o amor; de chumbo emitirás saúde; de aço emitirás o castigo aos inimigos.
Sua cor é: o laranja ou furta cor (fogo).
Seu dia é: a segunda-feira.
No ponto riscado diz que a entidade é ventania, do vento e tem poder para emitir, levar etc... .
Seu perfume é: aroma de anis, cravo, canela, alfazema, rosa, cravo enfim todos os aromas; que se borrifa nas oferendas, na casa, no comércio, em cheiro suave a eles.

Forte abraço de
Diego do 7!