Blog destinado ao estudo sobre a pratica religiosa dos congos ...

sábado, 4 de maio de 2013

Kimbanda Malei

Na completa religião africana existe um lado mais agressivo chamado Kimbanda aonde os indivíduos que a praticam são chamados de kimbandeiros. A Kimbanda tem uma vasta história originada no congo africano, a sua Magia foi trazida ao Caribe através do trafico de escravos e veio ao Brasil por volta do ano de 1500.
O caribe não foi o único lugar a conhecer a Magia da Kimbanda, ela veio a Cuba, Brasil e aos países sul americanos. A Kimbanda é uma tradição que mesclou o conhecimento bantu e afro-indígena latino americano.
Existe uma grande diferença entre o culto de Orixás e o da Kimbanda, no culto de Orixá, os Sacerdotes se usam das forças da natureza para buscar suas metas, enquanto na Kimbanda seus Sacerdotes se usam das forças dos Ancestrais para atingir suas metas, e a propósitos, através de Feitiços e Encantos em virtude de que os kimbandeiros praticam uma poderosa e potente forma de Magia; os praticantes do culto de Orixá evitam misturarem-se com os kimbandeiros.
A Kimbanda tem seu próprio clero e regras, que variam de culto no qual a pessoa é iniciada, às vezes se mesclam em certas casas à Kimbanda, a Umbanda e ao Candomblé isto é um erro, pois a Kimbanda é outro mundo com fundamentos próprios dificilmente vividos por alguém que não é do culto.
Hoje em dia é difícil encontrar alguém que trabalhe estritamente na Kimbanda, os bons kimbandeiros geralmente são encontrados mais reclusos da sociedade com seus cultos mais fechados e pouco divulgados, assim também como sociedades secretas que trabalham fechadas a Kimbanda também assim é.
Os kimbandeiros geralmente não divulgam seus trabalhos, fazendo-os sempre por indicação de um amigo ou cliente conhecido. O poder de um Mestre de Kimbanda é tão forte que pode tornar uma pessoa mal sucedida em uma pessoa bem sucedida na vida em um prazo curto de tempo, se crê também que um kimbandeiro pode ocasionar a morte de uma pessoa no prazo de 24 horas, um kimbandeiro pode fazer grandes feitos somente falando alguns encantamentos.
Agora vemos grande divulgação em livros sobre Orixás, já livros sobre Kimbanda NÃO existem, e o material que existe é deturpado e feito por pessoas ignorantes na forma de pratica e cultura e nunca foram realmente iniciadas no culto, a ignorância e falta de cultura acaba colocando medo nas pessoas, e é isto que ocasiona a extinção de muitas culturas.
É o meu propósito através deste trabalho passar informações àqueles que estão interessados realmente no culto da Kimbanda, meu embasamento religioso vem da linha Malei Nkulu de culto aos Antepassados praticados na Paraíba e no Rio Grande do Sul. A Kimbanda é um lado muito fascinante da religião africana e não deve ser ignorado ou mal interpretado pelas pessoas que não conhecem, e me sinto muito honrado e feliz por fazer parte desta cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário