Blog destinado ao estudo sobre a pratica religiosa dos congos ...

sábado, 4 de maio de 2013

A Influência da Lua nos Rituais de Kimbanda

Na Kimbanda, trabalhamos com as fazes da lua como forma de potencializar nossos rituais e oferendas. Sendo assim, cada fase lunar tem uma energia especifica a ser trabalhada e o Tata (Mestre de Kimbanda) deve observar muito bem estas influencias para uma maior eficacia seus ritos.
Como se segue algumas das influencias de cada faze lunar:
LUA CRESCENTE:  favorece novos empreendimentos, os esclarecimentos de mal entendidos, às atividades que exijam desapego de situações, as que criam impasses ou desapego de relacionamentos, as coisas que se tornam obsoletas. As tentativas de mudanças ou de aprimoramentos em todos os setores da vida.
LUA CHEIA:  favorece os relacionamentos sociais, a conscientização dos bloqueios que criam os problemas, a mudança de situações (ou moradia ), a mudança de hábitos antigos, a elaboração de novas idéias ou planos e as atividades que requerem força de vontade e determinação dos ideais.
LUA MINGUANTE: favorece o planejamento de atividades ou empreendimentos (que se deseja realizar), a solução criativa de problemas ligados ao passado, o termino ou execução de tarefas inacabadas, o inicio de um tratamento de saúde, o entendimento e o bom relacionamento, com jovens adolescentes ou crianças. É também utilizada para romper situações negativas!
LUA NOVA: favorece a organização de atividades cotidianas, facilitando a vida, as atividades intelectuais ou culturais, o espirito de cooperação, o trabalho que se necessite de cooperação alheia, as decisões de compromissos amorosos ou sociais e a resolução pratica de assuntos voltados ao bem comum.

O Porquê da Encruzilhada


Na cultura congo, os feiticeiros acreditavam que na interseção de dois caminhos existia um portal que permitia que os seus Ancestrais viessem para a terra, por isso, na Kimbanda, geralmente se cultua a Mavambo nas encruzilhadas, salvo Mavambo de Almas e Kalunga, porque a encruzilhada sendo tal interseção desses dois caminhos que forma tal portal, traz a energia de nosso Mavambo para a terra quando solicitado.
Em quase todas as culturas influenciadas pelos congos a cruz representa uma ligação com o divino, por isto também os escravagistas conseguiram facilmente conquistar o espaço dos congos, pois um dia houvera uma profecia que dizia que pelos mares chegariam as divindades para salvar a terra deles da desgraça e quando eles avistaram as caravelas avistaram as cruzes nas bandeiras achando que ali se concretizava a tal profecia não criando assim resistência.
Exitem formas corretas de se cultuar aos Mavambos em uma encruzilhada, onde devemos saber quais seres moram ali, pois em cada canto mora um ser, todos supervisionados por Exu Rei das Sete Encruzilhadas . No Voodoo haitiano também se tem a "encruza" como ligação com os ancestrais representadas nos símbolos mágicos de evocação dos Loas, aonde se colocam as oferendas e se agrada aos seus Ancestrais.

Kimbanda Malei

Na completa religião africana existe um lado mais agressivo chamado Kimbanda aonde os indivíduos que a praticam são chamados de kimbandeiros. A Kimbanda tem uma vasta história originada no congo africano, a sua Magia foi trazida ao Caribe através do trafico de escravos e veio ao Brasil por volta do ano de 1500.
O caribe não foi o único lugar a conhecer a Magia da Kimbanda, ela veio a Cuba, Brasil e aos países sul americanos. A Kimbanda é uma tradição que mesclou o conhecimento bantu e afro-indígena latino americano.
Existe uma grande diferença entre o culto de Orixás e o da Kimbanda, no culto de Orixá, os Sacerdotes se usam das forças da natureza para buscar suas metas, enquanto na Kimbanda seus Sacerdotes se usam das forças dos Ancestrais para atingir suas metas, e a propósitos, através de Feitiços e Encantos em virtude de que os kimbandeiros praticam uma poderosa e potente forma de Magia; os praticantes do culto de Orixá evitam misturarem-se com os kimbandeiros.
A Kimbanda tem seu próprio clero e regras, que variam de culto no qual a pessoa é iniciada, às vezes se mesclam em certas casas à Kimbanda, a Umbanda e ao Candomblé isto é um erro, pois a Kimbanda é outro mundo com fundamentos próprios dificilmente vividos por alguém que não é do culto.
Hoje em dia é difícil encontrar alguém que trabalhe estritamente na Kimbanda, os bons kimbandeiros geralmente são encontrados mais reclusos da sociedade com seus cultos mais fechados e pouco divulgados, assim também como sociedades secretas que trabalham fechadas a Kimbanda também assim é.
Os kimbandeiros geralmente não divulgam seus trabalhos, fazendo-os sempre por indicação de um amigo ou cliente conhecido. O poder de um Mestre de Kimbanda é tão forte que pode tornar uma pessoa mal sucedida em uma pessoa bem sucedida na vida em um prazo curto de tempo, se crê também que um kimbandeiro pode ocasionar a morte de uma pessoa no prazo de 24 horas, um kimbandeiro pode fazer grandes feitos somente falando alguns encantamentos.
Agora vemos grande divulgação em livros sobre Orixás, já livros sobre Kimbanda NÃO existem, e o material que existe é deturpado e feito por pessoas ignorantes na forma de pratica e cultura e nunca foram realmente iniciadas no culto, a ignorância e falta de cultura acaba colocando medo nas pessoas, e é isto que ocasiona a extinção de muitas culturas.
É o meu propósito através deste trabalho passar informações àqueles que estão interessados realmente no culto da Kimbanda, meu embasamento religioso vem da linha Malei Nkulu de culto aos Antepassados praticados na Paraíba e no Rio Grande do Sul. A Kimbanda é um lado muito fascinante da religião africana e não deve ser ignorado ou mal interpretado pelas pessoas que não conhecem, e me sinto muito honrado e feliz por fazer parte desta cultura!