A energia do
nkisi no corpo de nzambi representa uma energia ainda não polarizada. Ela
carrega em si, ao mesmo tempo , o
movimento de coesão ( retenção ) e o de
tensão ( expansão ) . A sua individualização , enquanto manifestação energética
, se dá apenas na entrada em contato com a matéria , isto é na inscrição no
corpo do possuído .
Considerando
apenas a nível de manifestação energética no corpo durante a possessão ,
podemos esboçar então , uma divisão dos nkisi entre santo coesos ( de retenção
) e santo tensos ( de expansão ) .Neste sentido as divindades se dividem
em .
NKisi
coesos.
Gomgobira ,
kaitumba , ndandalunda, lembaringanga , e aluvaia ( na sua componente preta ) .
Nkisis tensos.
Mucumbe ,
kaviungo , tere kompensso , kambaraguanje , kitembo , matamba , zumbarandá ,
hongolo , karamose , kuiganga , lembaringanga ( kassuté) e aluvaia ( na sua componente vermelha ) .
Essa divisão
em nkisi coesos e tensos só esta relacionada com a sua manifestação energética
, isto é com a diminuição ou acréscimo de
temperatura no corpo do possuído . Assim , os
iniciados possuídos por
nkisi tensos apresentarão uma elevação
expressiva da temperatura corpórea , enquanto os possuídos por nkisi coesos apresentarão uma
pele muito fria .
A
caracterização do nkisi pela sua manifestação cósmica ( positiva) ou ódica (
negativa ) independe dele ser contraído ( coeso ) ou expansivo ( tenso) . O
fator benéfico do nkisi , isto é a absorção da energia ódica e a emissão da
cósmica , ou o seu fator maléfico ,isto é , a
emissão de energia ódica ,sera determinada por um conjunto de elementos
. Primeiro pelo ambiente que deverá seu
neutralizado paraq reduzir substancialmente
a carga de energia ódica presente , segundo , pelas pessoas presentes ,
já que cada uma carrega um história
especifica e um desenvolvimento espiritual determinado pelo kiangana do possuído
.
De fato quem
controla a emissão de energia cósmica e ódica é o aluvaia existencial ,
Kiangana diala . A manifestação do nkisi poderá . então ser mais cósmica ou ódica dependendo do kiangana
da pessoa isto será determinada pela história pessoal de cada
um , pela sua linha atávica e
pela sua vivencia . É o kiangana quem conhece e acompanha todo o
desenvolvimento da pessoa , através das
suas sucessivas encaranações . Assim , cada vez que
o diala vai renascendo , ele da
continuidade ao seu kiangana que carrega
consigo o akasa, o registro evolutivo do diala na matéria . Por isso ,
embora sejam possuídos pela mesma divindade ou pela mesma qualidade dela , nunca encontraremos dois
iniciados dançando de uma forma perfeitamente igual . A manifestação do nkisi
na hora da dança de posseção é sempre
determinada pelo conjunto detes fatores . A margem de de improvisações
existentes na hora da dança é devida ,
assim , as modificações que podem aparecer no sistema de relações .
Os nkisi
podem ser caracterizados , também , pela sua ligação com os elementos naturais
e pela expansão da energia através de partes distintas da tétrade do corpo. Assim
, os santo de fogo , ligados as forças exotérmicas ( de expensão ) emitem os
seues ngunzo ( forças ) pelas mulembo ( mãos ) , enquanto os da agua , ligados
as forças endodérmicas ( deretenção) ,
expandem a sua energia pela Imala ( plexo ) .
Poderiamos
então esperar na dança de possessão uma movimentação maior dos braços e
das mãos nos santos ligados ao
elemento fogo, da cabeça nos ligados ao elemento ar , do plexo nas divindades
ligads a agua e dos pés naquelas ligadas a terra . Nesse sentido os nkisi podem ser divididos da
seguinte forma .
1- Fogo – Expansão pelas mãos ( mulembo
) .
Matamba , kabaranguanje , mukumbe e aluvaia .
2 – ar –
Expansão pela cabeça ( mutue) .
Lembaringanga
, hongolo , wunje , kitembo .
3 Agua –
Expansão pelo plexo ( kimala) .
Ndandalunda ,
kaitumba zumbarandá .
4- Terra-
Expansão pelos pés ( kinama).
Katende ,
kavungo , kafundeji , icungo , kalunge , gongobira .