Blog destinado ao estudo sobre a pratica religiosa dos congos ...

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Caracterização dos nkisi pela energia e pelo movimento do corpo .


A energia do nkisi no corpo de nzambi representa uma energia ainda não polarizada. Ela carrega  em si, ao mesmo tempo , o movimento de coesão ( retenção ) e  o de tensão ( expansão ) . A sua individualização , enquanto manifestação energética , se dá apenas na entrada em contato com a matéria , isto é na inscrição no corpo do possuído .
Considerando apenas a nível de manifestação energética no corpo durante a possessão , podemos esboçar então , uma divisão dos nkisi entre santo coesos ( de retenção ) e santo tensos ( de expansão ) .Neste sentido as divindades  se dividem  em .
NKisi coesos.
Gomgobira , kaitumba , ndandalunda, lembaringanga , e aluvaia ( na sua componente preta ) .
Nkisis tensos.
Mucumbe , kaviungo , tere kompensso , kambaraguanje , kitembo , matamba , zumbarandá , hongolo , karamose , kuiganga , lembaringanga ( kassuté)  e aluvaia ( na sua componente vermelha ) .
Essa divisão em nkisi coesos e tensos só esta relacionada com a sua manifestação energética , isto é com a  diminuição ou acréscimo de temperatura no corpo do possuído . Assim , os  iniciados possuídos  por nkisi  tensos apresentarão uma elevação expressiva da temperatura corpórea , enquanto os  possuídos por nkisi coesos apresentarão uma pele muito fria .
A caracterização do nkisi pela sua manifestação cósmica ( positiva) ou ódica ( negativa ) independe dele ser contraído ( coeso ) ou expansivo ( tenso) . O fator benéfico do nkisi , isto é a absorção da energia ódica e a emissão da cósmica , ou o seu fator maléfico ,isto é , a  emissão de energia ódica ,sera determinada por um conjunto de elementos . Primeiro pelo ambiente que deverá  seu neutralizado paraq reduzir substancialmente  a carga de energia ódica presente , segundo , pelas pessoas presentes , já que cada uma carrega  um história especifica e um desenvolvimento espiritual determinado pelo kiangana do possuído .
De fato quem controla a emissão de energia cósmica e ódica é o aluvaia existencial , Kiangana diala . A manifestação do nkisi poderá . então ser  mais cósmica ou ódica dependendo do kiangana da pessoa isto será determinada pela história pessoal de  cada  um  , pela sua linha atávica e pela sua vivencia . É o kiangana quem conhece e acompanha todo o desenvolvimento da pessoa , através das  suas sucessivas encaranações . Assim , cada  vez que  o  diala vai renascendo , ele da continuidade ao seu kiangana que carrega  consigo o akasa, o registro evolutivo do diala na matéria . Por isso , embora sejam possuídos pela mesma divindade ou pela mesma  qualidade dela , nunca encontraremos dois iniciados dançando de uma forma perfeitamente igual . A manifestação do nkisi na hora da  dança de posseção é sempre determinada pelo conjunto detes fatores . A margem de de improvisações existentes na hora da  dança é devida , assim , as modificações que podem aparecer no sistema de relações .
Os nkisi podem ser caracterizados , também , pela sua ligação com os elementos naturais e pela expansão da energia através de partes distintas da tétrade do corpo. Assim , os santo de fogo , ligados as forças exotérmicas ( de expensão ) emitem os seues ngunzo ( forças ) pelas mulembo ( mãos ) , enquanto os da agua , ligados as  forças endodérmicas ( deretenção) , expandem a sua energia pela Imala ( plexo ) .
Poderiamos então esperar na dança de possessão uma movimentação maior  dos braços e  das  mãos nos santos ligados ao elemento fogo, da cabeça nos ligados ao elemento ar , do plexo nas divindades ligads a  agua e  dos pés naquelas ligadas a terra . Nesse  sentido os nkisi podem ser divididos da seguinte forma .

1-    Fogo – Expansão pelas mãos ( mulembo ) .
Matamba , kabaranguanje , mukumbe e aluvaia .

2 – ar – Expansão pela cabeça ( mutue) .
Lembaringanga , hongolo , wunje , kitembo .
Agua – Expansão pelo plexo ( kimala) .
Ndandalunda , kaitumba zumbarandá .
4- Terra- Expansão pelos pés ( kinama).
Katende , kavungo , kafundeji , icungo , kalunge , gongobira .