Blog destinado ao estudo sobre a pratica religiosa dos congos ...

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ngombo Muana o Oraculo do cesto


Os Cokwe distinguem três categorias de especialistas que podem intervir em seus 
problemas. Antes de entrar na análise mais detalhada do papel desempenhado por cada 
um  deles,  consideremos  as  forças  que  eles  manipulam.  Os  três  agentes  classificados 
dentro  da  sociedade  cokwe  são  o  adivinho  (tahi),  o  curandeiro  (mbuki)  e  o  feiticeiro 
(nganga). O primeiro interpreta os fatos principalmente emfunção das forças positivas 
(mahamba), às quais é preciso estimar e às quais se devotamvariados cultos sobretudo do 
domínio da seção clânica. Ao contrário, o feiticeiro (nganga) se serve de forças negativas 
(wanga)  que  manipula  pra  detrimento  de  suas  vítimas.  Além desses  dois  agentes  do 
sobrenatural,  há  o  curandeiro  (mbuki)  considerado  antes  de  tudo  como  um  “prático”, 
conhecedor dos poderes curativos de uma infinidade  de plantas e de produtos e o quadro 
ritual no qual suas aplicações devem ser feitas. 
 O  adivinho  utiliza  portanto  as  forças  positivas mahamba
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 , mundo  no  qual  ele 
próprio  fora  introduzido  no  momento  em  que  a  hamba Ngombo  se  apoderou  dele.  As 
mahamba são  essencialmente  forças  positivas,  uma  vez  que  representam  as  exigências 
dos ancestrais, principalmente dos grandes chefes fundadores dos grupos. Se elas às vezes 
incomodam (no caso das doenças, por exemplo), é como forma de advertência aos vivos 
menos atentos a seus deveres para com os ancestrais. Essas forças são veneradas das mais 
diversas  maneiras.  A  forma  mais  característica  do  culto  das  mahamba é  uma atividade 
profissional: um indivíduo consagrado à uma  hambadeterminada entrega-se à atividade 
outrora exercida por uma pessoa possuída pela mesma  hamba. Além dos atos periódicos 
concretos do culto, o simples exercício dessa tarefa profissional será aceito pela  hamba
como  a  forma  mais  importante  do  culto.  O  estudo  que desenvolvemos  aqui  sobre  a 
atividade  do  adivinho  é  precisamente  um  exemplo  da  atividade  exercida  em  honra  da 
hambaNgombo que o adivinho venera pelo exercício dessa atividade. Em compensação, 
as forças negativas -  wanga- são manipuladas pelas artes secretas do feiticeiro e são 
consideradas  não  somente  como  uma  causa  das  desgraças  que  se  abatem  sobre  a 
população, como também uma ameaça permanente da qual toda a gente tenta se defender.