Blog destinado ao estudo sobre a pratica religiosa dos congos ...

domingo, 29 de setembro de 2013

O nascimento do ser diala ( criação do ser humano ) .

O nacimento do ser diala .


Conta ngana que aluvaia criou no inicio dps tempos sres dotados de um único sexo , hermafroditas que se auto geravam pelo principio da multiplicidade característico do seu criador . Com a transformação desses  seres em kuma ( macacos ) , eles passaram a se reproduzir por meio do esperma ( nsonge la menha ) , liquido ligado a aluvaia , apesar de desconhecerem ainda a polarização entre masculino e feminino a nível sexual .
Através da aquisição do pensamento e da introgerção do kilenji ( espirito) os seres começaram a se individualizar em eternos masculinos ( lumbu ) e eternos femininos ( kanda ) refletindo a dualidade mítica mavu- kitembulu. Nasce assim o homen dotado de destino próprio – Mpanza diala – moldado a imagem do corpo de nzambi .

Nos nove  meses de gestação a criança experimenta , dentro do corpo da mãe as nove eternidades do sono de ximbu , até a sua eclosão movimento . Até o 45 dias de gestação , a mulher revive o nascimento do corpo de nzambi com o mesmo movimento de expansão de fora para  dentro . O espaço útero representação de angomicemangulo , [e criado pela projeção dos ngunzo ( forças ) de ndandalunda , que abriga o ovo fecundado .  Nos 45 dias de gestação a  a fixação do kiangana , o aluvaia existencial , que traz  o kilungi e o kilengi , com o kutungula mpanza  , o sinal do destino individual.