Blog destinado ao estudo sobre a pratica religiosa dos congos ...

Palo Mayombe Kimbisa

Regra Kimbisa

A diferença do Mayombe e a Brillumba, a Regra Kimbisa do Santo Cristo da Bom Viagem foi fundada na Ciudade-Habana (1843), na época do século XIX, por Andrés Facundo dos Dores Petit, Terciário da Ordem de São Francisco em Guanabacoa, Isué de Bakokó Efor, da Sociedade Secreta Abakuá, e Pai Nkisi, da Regra fundada pelo mesmo. Esta regra se distingue das anteriores, porque abrasam todas as crenças e práticas das manifestações religiosas africanas enraizadas em Cuba.
Bem como do catolicismo e espiritismo. Por assim dizer, adora-se os Nkisis, a os Orisàs, ao santoral da Igreja Católica e aos espíritos que não complementam sua missão na terra. Suas cerimônias mas importantes são as seguintes: iniciação à aposentadoria (Jubilei) de Pais, que celebra-se no 5 de setembro, coincidindo com a festa do Santo Cristo de Bom Viagem; as festas de seu patrono e guía: São Luís Beltrán, o 9 de outubro; a despedida do Ano Velho e a vinda do Ano Novo, ocasião na qual se dá de comer aos defuntos que pertencessem a casa e ao fundador da Regra, Andrés Petit.
O 5 de setembro, os Pais e Mães Maestros (Mestres), que assím como são chamados por maiores da Regra Kimbisa, tomam seus crucifixos, que tem uma "carga mágica" segundo estabelece Petit, e os enterram no pé de uma Ceiba - árvore sagrada em todas as religiões Afrocubanas, que substituí na liturgia ao Baobaos africanos - por espaço de sete días.
Depõe de desenterrar, os crentes se limpam com folhas de paraíso (pararaio), planta que observa-se grandes poderes depurativos. À meia noite se faz um sacrifício a Zarabanda e procede a efetuar uma cena ritual dentro do templo, presidida por 12 Pais e Mães Maestros, rememorando assim a Última Cena de Cristo com seus discípulos.
A continuação, se efetua numa grande cena na qual participam todos os crentes afilhados do templo.
Por último, se circula dentre os assistentes um recipiente para lavar-se as mãos enquanto cantam:
"Quitemos a mesa, quitemos-a...". A comida mais importante que oferece a Régua Kimbisa é a Comida de os Mortos, no 31 de dezembro. Se fixa o fundamento, se acendem velas, canta-se e rezam durante horas aos antepassados falecidos; a Ceiba e a Nganga recebem os sacrifícios de sangue.
Traça-se a um lado do templo um círculo de pemba, coloca-se uma panela de barro com arroz, feijão e carne de porco. Todos bailam e cantam envoltos deste círculo, e introduzem os dedos na panela, comendo de seu conteúdo até que fique vazia. Esta cerimônia indica a íntima comunhão com os mortos.
Mitologia:
Principais Mpungos:
Lucero mundo (Eleggua)
Sarabanda (Oggun)
Sabanero ou Cubre monte (Ochossi)
Treme Terra (Obbatala)
Centelha Ndoki (Oya-Ijanzã)
Cuballende ou Pataenllaga (Babaluaye)
Braço fote (Agayu)
Chola Guengue (Oshún)
Mãe de água o Calunga (Yemaya)
Sete Raios Nsassi (Shangó)
Mariquilla (sem comentarios)

Similarmente que nas crenças existentes, para os "paleros", existe sim um Deus, a força criadora do Universo, chamada Zambi, Nzambia, ou Mayombe, da qual se origina a força dos “Npungos",  as forças mágicas da natureza. Estes "Npungos" são forças, seres imateriais que nunca são antropomórficos como os Orisàs, fundões, ou vodus, porém no ocidente cubano, a influencia na Santería, estes são sincretizados com os Santos católicos por associação e suas características que tem  entre o Santo e o Npungo.
Na Regra Kimbisa existe um forte sincretismo e tolerância entre elemento congo, a Regra de Osha, o espiritismo, o catolicismo e as sociedades secretas masculinas Abakúa.
Das crenças de origem Bantú tomaram, entre outras coisas, suas concepções relacionadas com a Nganga, no animismo das plantas, as águas e terra, a influencia de espíritos e antepassados.
Da Regra de Osha encontramos seus Orisàs sincretizados com outros nomes (Eleggua-Lucero Mundo; Yemaya-Madre de Agua,Obbatala -Tiembla Tierra; Oya-Centella), a assimilação do uso do coco na adivinhação e a crença de "alimentar" e "fortalecer" a prenda por meio dos sacrifícios com a sangue.
Do espiritismo assimila-se ainda a comunicação direta com os espíritos, em cima da base de que enquanto ocorre na terra, esta estará regida por forças Superiores.
A influência do catolicismo se manifesta na adoração do espírito santo e na utilidade do crucifixo nas cerimônias, orações de ritual católico. O guía principal dos "kimbiseros" e São Luís Beltrán. O elemento abakúa se verifica no método seletivo de seus aspirantes, quem devem cumprir com determinado comportamento morais e sociais.