Blog destinado ao estudo sobre a pratica religiosa dos congos ...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Como nasceu Aluvaía na Visão dos Congos.


O principio de tudo segundo a Kimbanda:
No principio só existia Zambi o Incriado Senhor de todos os Segredos , era este uma massa de energia que estava prestes a explodir a qualquer momento. Nzambi de repente se desprendeu em milhões te partículas que giravam em sentido anti horário tinha sido criado o universo. Nzambi havia se tornado Ngombe (Universo Visível ) e cada partícula uma estrela e uma planeta. A partir daí começou a separar-se cada elemento do universo fazendo se cada vez mais extenso , foi então que Nzambi resolveu que tinha que criar um ser para assegurar o equilíbrio destes espaços . então concentrou se em um ponto fixo e criou Aluvaiá . Aluvaiá tinha duplo sexo: era homem e mulher ao mesmo tempo assim como Nzambi . No momento de ser criado como uma partícula de Nzambi lhe deu sete qualidades especiais .

                                                                                               1- Que possas percorrer os espaços onde eu não posso ir , vou lhe dar uma chave que abre todos os espaços e tempos o calor e o frio .
2- Te dou o direito de ser livre escolher entre o bem e o mal .
3- Terás o conhecimento de tudo e terás a memoria desde o seu nascimento podendo enriquecer tua sabedoria através de suas próprias experiencias.
4- Te dou o poder de criar seres a partir de sua própria energia através da matéria inerte.
5- Poderás viajar no tempo podendo assim ver o passado presente e futuro de qualquer ser inferior a ti porem não o teu próprio futuro.
6- Possuirás a inteligencia para entender qualquer criatura superior ou inferior a ti.
7- Em caso de necessidade poderás dividir-te a si, criando assim, seres espirituais semelhantes a ti porém inferiores em faculdades e poderes, todavia tome cuidado pois se dividires-te não poderás unir-te novamente pois este poder estará comigo .
E assim segundo nossa mitologia fora criada Aluvaiá o primeiro ser criado na Kimbanda.